AGRO NEWS

Criado por O Diego Marques

Vacinação contra Febre Aftosa

Informamos a todos os criadores de bovinos e bubalinos do Estado do Piauí que a vacinação bem como a certificação da vacinação foram prorrogadas até o dia 28/02/13, mas é melhor que não deixem para última hora.

Por Aline Barbosa

Parnaíba, 06/02/13


Tuberculose bovina

A tuberculose bovina é uma doença infecto-contagiosa de caráter crônico, que apresenta como agente etiológico o Mycobacterium bovis. Esta doença constitui não apenas um sério problema de saúde pública, mas também causa grandes prejuízos por representar barreiras econômicas.

A tuberculose é uma enfermidade preocupante, especialmente nos países em desenvolvimento. Um dos pontos que era considerado mais crítico com relação à saúde pública era a transmissão da tuberculose bovina ao homem por meio do leite de vacas infectadas; todavia, após a implantação da pasteurização este forma de transmissão foi minimizada. Outro ponto preocupante, é que esta doença vem se destacando entre indivíduos que trabalham diretamente com animais contaminados ou com produtos oriundos destes, como veterinários, tratadores, laboratoristas, entre outros.

A transmissão entre os bovinos se dá de forma direta ou indireta, sendo que uma investigação anatomopatológica pode-se identificar a lesão primária. O foco primário pulmonar destaca-se na transmissão aerógena, sendo observada em 90% dos bovinos adultos com a doença. Outras fontes de infecção que desempenham significativo papel são as gotículas em suspensão, bem como a inalação de pó com o bacilo em questão (principalmente em animais confinados).

Tuberculose: zoonose

A contaminação no homem ocorre na maioria das vezes quando uma criança ingere leite contaminado pelo bacilo, mas também pode ocorrer por meio da inalação de aerossóis.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser alcançado por métodos diretos e indiretos. Os primeiros incluem a detecção e identificação do agente causador da afecção no tecido biológico. Os indiretos buscam a presença de uma resposta do hospedeiro ao agente etiológico, que pode ser do tipo humoral (produção de anticorpos circulantes) ou celular (linfócitos e macrófagos). A tuberculinização é um método alérgico, sendo considerado o único método eficiente para diagnosticar a doença em animais vivos. Nesta prova, os animais infectados irão reagir às proteínas presentes na tuberculina, desenvolvendo reações características de hipersensibilidade do tipo tardio (tipo IV), traduzida como edema no local da inoculação. Histologicamente, essa reação caracteriza-se por um infiltrado de células mononucleares no local de aplicação da tuberculina. Os locais de realização do teste variam, incluindo o pescoço ou a prega ano-caudal.

Leitura da dobra da pele.
Leitura da dobra da pele.

Os animais que apresentarem resultado positivo para os testes diagnósticos realizados para tuberculose devem ser sacrificados, dentro de no máximo 30 dias depois de realizado o diagnóstico.

O prognóstico dessa doença sempre é de reservado a ruim, uma vez que normalmente o diagnóstico é tardio e o tratamento é proibido por lei, pois é problemático e perigoso para a saúde animal e pública.

A profilaxia engloba a adoção de medidas de higiene, como limpezas e desinfecção das instalações e cuidado na introdução de novos animais no rebanho.

 

Marca para animais positivos.
Marca para animais positivos.

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, os animais reagentes positivos ao teste de diagnóstico de tuberculose e brucelose serão marcados a ferro candente no lado direito da cara com um "P". Os médicos veterinários habilitados são os respnsáveis pela realização do teste para diagnóstico.

Por Aline Barbosa Em 03/12/12

CONVITE

A Secretaria do Setor Primário e Abastecimento- SESPA e o Conselho de Medicina Veterinária do Piauí têm a grata satisfação de convidá-lo para participar de palestra sobre: Desafios causados pelas Doenças da Reprodução no rebanho leiteiro.

 

Não perca esta oportunidade de conhecer as principais doenças (IBR, BVD, LEPTOSPIROSE) que já foram diagnosticadas em nossa região e como manejar os rebanhos infectados.

 

Palestrante: Prof.Dr. Amauri Alfieri - Universidade Estadual de Londrina-Pr.

LOCAL: Auditório do SEBRAE-PI.

HORÁRIO: 19:30 horas.

DATA: 13 DE NOVEMBRO DE 2012 (3ª Feira)

Por Aline Barbosa

Parnaíba, 11/11/12

Informações sobre a II etapa da Campanha de Vacinação contra febre aftosa no PI

De acordo com a portaria Nº 15.204-191/12-DG ADAPI, de 01 de Novembro de 2012 fica suspensa temporariamente a 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Veja a portaria na íntegra.

Clink na imagem para ampliar
Clink na imagem para ampliar
Clink na imagem para ampliar
Clink na imagem para ampliar

Bons ventos soprando!!!

Desde Julho os produtores aguardam a chegada do milho destinado pelo Governo Federal e que é repassado a preços baixos e tabelados. O atendimento na Conab acontecerá em dias alternados para que sejam atendidas todas as 45 cidades sob responsabilidade da unidade de Parnaíba.

De acordo com o gerente da Conab de Parnaíba este ano não faltará milho e em Dezembro o Governo Federal enviará mais uma remessa garantindo o abastecimento no início do próximo ano.

Por Aline Barbosa

Parnaíba, 01/11/12

Vencedores do Concurso Leiteiro da VIII Feira Agropecuária do Brejinho de Fátima-Luis Correia/PI

Proprietário: Jorge Luiz Brito Vieira

De propriedade do Sr Jorge Luiz Brito Vieira a vaca Pavona foi a campeã com uma média de 19,54 kg.

Parabéns!!!

De propriedade do Sr Raimundo Nestor de Oliveira a novilha Açucena foi a campeã com uma média de produção de 15,24 kg.

Parabéns!!!

Por Aline Barbosa

Parnaíba, 28/09/2012

VIII Feira Agropecuária do Brejinho de Fátima

Tudo pronto para VIII Feira Agropecuária do Brejinho de Fátima em Luis Correia-PI. Haverá exposição de bovinos e caprinos para comercialização, concurso leiteiro de bovinos e caprinos, além de shows culturais. Período de 18 a 23 de Setembro de 2012.

Por Aline Barbosa

Em 05/09/2012

Brucelose bovina: uma atualização

Animal vacinado contra Brucelose.
Animal vacinado contra Brucelose.

A brucelose bovina é uma doença infecciosa crônica que atinge os bovinos e se manifesta principalmente por abortos no terço final da gestação e nascimento de bezerros fracos, além de ser uma zoonose de grande importância. A doença é causada pela Brucella abortus. As perdas advindas da infecção estão relacionadas a baixa eficiênca reprodutiva dos animais, o aborto acarreta um aumento no intervalo entre partos que leva a diminuição da produção de leite.

No Brasil, a brucelose é uma doença endêmica e tem sido diagnósticada em todos os Estados da Federação.

A principal via de transmissão é a oral, pois uma enorme quantidade de B. abortus é eliminada durante o aborto e parto de animais infectados. A via aerógena também deve ser considerada.

A brucelose é uma zoonose de difícil diagnóstico em função dos sintomas apresentados, sendo de grande importância em alguns grupos ocupacionais como vaqueiros, magarefes e médicos veterinários. O homem se infecta pelo contato de mucosas ou de soluções de continuidade com o agente. Nos grupos ocupacionais de maior risco, isto ocorre durante manipulações de material de aborto ou parto e de carcaças de animais infectados ou de fômites contaminados. Outras fontes de contaminação importantes para a população em geral é a ingestão de leite cru ou produtos lácteos preparados com leite cru e carne crua, mal assada ou mal cozida contaminados.

Os sintomas mais frequentes são febre intermitente, cefaleia, dores musculares e articulares e sudorese. Geralmente é confundida com gripe recorrente. Pode haver outras complicações como endocardite e problemas articulares.

Causa infertilidade.
Testículo bovino com tamanho aumentado.
Aborto por Brucelose.
Aborto por Brucelose.

Por Aline Barbosa

Parnaíba, 02/09/2012

Em breve informações sobre as zoonoses brucelose e tuberculose

Animal positvo
Animal positvo

Em 30/08/2012, por Aline Barbosa

Encerramento da 31ª EXPOAPA

No último dia 12/08/2012 ocorreu o encerramento da 31ª EXPOAPA, evento que movimenta a agropecuária local e possibilita a realização de grandes negócios. Na ocasião, foram entregues as premiações para os vencedores dos concursos de leite de bovinos e caprinos, para as crianças que participaram do projeto Beba Leite - Versão IV e para os demais vencedores das atividades realizadas durante o evento.

Parabéns pela organização do evento.

Animais participantes do concurso leiteiro.

Animais expostos para venda.

Novilha campeã.

Vaca campeã.

Parnaíba, PI, 20/08/12 Por Aline Barbosa

Aberta oficialmente 31ª Exposição Agropecuária de Parnaíba

Foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (08), a 31ª Exposição Agropecuária de Parnaíba (Expoapa) que acontece tradicionalmente no Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos, na estrada Rosápolis.  A programação segue até o dia 12 de agosto evolvendo atividades diversas como concurso leiteiro, vaquejadas, atividades do projeto Beba Leite, encontro dos produtores e do grande leilão do baixo Parnaíba, além de shows musicais com bandas de renome nacional.

 

O secretário do setor primário e abastecimento, Airton Caldas Uchoa considera a Expoapa uma oportunidade de incentivar os negócios entre os produtores e ressalta as expectativas de ultrapassar o número de visitantes das demais edições. Ainda segundo o secretário, os além dos produtores participantes da Expoapa, toda a população participa maciçamente da realização do evento visitando o gado e acompanhando as competições.

 

 

Fonte: PMP/ Por Romualdo Neves |

30ª Expoapa cria comissões de trabalho em parceria com acadêmicos de agronomia

Airton Uchôa, secretário municipal do setor primário e abastecimento, em reunião com acadêmicos de agronomia
Airton Uchôa, secretário municipal do setor primário e abastecimento, em reunião com acadêmicos de agronomia

  integrantes da Secretaria Municipal do Setor Primário e Abastecimento (Sespa) reuniram-se com acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para tratarem da formação de comissões de estagiários que trabalharão diretamente na realização da 30ª Exposição Agropecuária de Parnaíba (Expoapa). A reunião aconteceu no auditório da Uespi  e contou também com a presença de integrantes da Empresa Júnior de Agronomia (Ejagro), que mais uma vez é parceira da Expoapa. Para Airton Uchoa, secretário municipal do setor primário e abastecimento, esta parceria é uma forma da prefeitura reconhecer o valor desses futuros profissionais, em sua organização e eficiência.

Este ano a Sespa anunciou novidades em relação à parceria com os acadêmicos, como o aumento do número de pessoas nas equipes e o aumento, em dobro, da ajuda de custo oferecida pela secretaria a cada um dos participantes. Foram formadas comissões de inscrição, concurso leiteiro, divulgação, vaquejada, enduro equestre dentre outras que atuarão no mapeamento, inscrições de interessados, divulgação nos veículos de comunicação da cidade e região além e em outros meios de divulgação. Edineudo Mourão, presidente da Ejagro, afirma que a oportunidade do aumento da ajuda de custo repassada aos acadêmicos, o certificado de participação e a prática da teoria vista em sala de aula são incentivos para as equipes trabalharem para fazerem cada vez mais e melhor.

Fonte: Site da PMP

Parnaib/PI 06/08/2012

Começam os preparativos para a VIII Exposição Agropecuária do Brejinho em Luis Correia/PI

Cartaz de divulgação 2011
Cartaz de divulgação 2011

Os criadores de gado de leite da região do Brejinho em Luis Correia já estão se preparando para a grande exposição agropecuária que se realizará de 18 a 22/09/2012. A secretaria de Agricultura do município já realizou a 1ª reunião para informar a premiação a ser paga, bem como definir detalhes do consurso leiteiro e iniciar a divulgação da festa, pois a exposição aglomera no local do parque uma grande quantidade de pessoas que prestigiam o evento.

30/07/2012

Por Aline Barbosa

Convite Expoapa 2012

Touro em exposição para venda
Touro em exposição para venda

Parnaíba vem se desenvolvendo num ritmo acelerado. Diversos segmentos da economia se articulam e trabalham em prol de um município mais próspero.

O setor primário é dos que mais contribuem para o desenvolvimento de Parnaíba. Além de gerar empregos produz alimentos para a nossa mesa e gera muita riqueza no município.

A bovinocultura leiteira, a fruticultura orgânica, a ovinocaprinocultura e outros ramos do setor primário estarão representados na 31ª Exposição Agropecuária de Parnaíba que acontece junto com a 17ª festa do leite no parque de exposições Francisco Borges dos Santos, no período de 8 a 12 de Agosto de 2012. A realização é da prefeitura de Parnaíba com o apoio de diversos parceiros.

Vai ser, mais uma vez, uma grande oportunidade de negócios e de intercâmbio entre os criadores, produtores de leite, fruticultores, compradores, consumidores, o povo e todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite.

 

Por: Aline Barbosa

Parnaíba-PI, 25/07/2012

Confira a programação da XXXI Expoapa 2012

PROGRAMAÇÃO

 

4 de agosto (sábado) 9 horas – sorteio das baias( XVII Festa do Leite).

4, 6 e 7 de agosto (domingo, 2ª e 3ª feira) 8 às 18 horas - recepção de animais.

8 de agosto (4ª feira ) 9 horas – inspeção de animais (Festa do Leite); 14 horas - Ordenha de Nivelamento ( XVII Festa do Leite); 19 horas - Abertura Oficial e Coquetel de confraternização; 22 horas- 1ª Ordenha (XVII Festa do Leite);

9 de agosto (5ª feira) 6 horas - 2ª Ordenha ( XVII Festa do Leite); 8 horas - Projeto Beba Leite IV Versão (Visita das crianças aos Lacticínios e ao Parque de Exp. Fc° Borges dos Santos); 14 horas - 3ª Ordenha ( XVII Festa do Leite); 15:30 horas - Oficina de casqueamento de bovinos; 19 horas - Ordenha de nivelamento ( IV Torneio Leiteiro de Cabras); 22 horas - 4ª Ordenha ( XVII Festa do Leite);

10 de agosto (6ª feira) 6 horas - 5ª Ordenha (XVII Festa do Leite); 7 horas - 1ª Ordenha ( IV Torneio Leiteiro de Cabras); 8 horas - Projeto Beba Leite IV Versão (Visita das crianças aos Lacticínios e ao Parque de Exp. Fc° Borges dos Santos); 9 horas – Milkparts ( Importância da higiene da ordenha na qualidade do leite); 14 horas - 6ª Ordenha ( XVII Festa do Leite); 15:30 horas - Oficina de casqueamento de bovinos; 19 horas - 2ª Ordenha ( IV Torneio Leiteiro de Cabras); 20 horas - Concurso de Princesa da EXPOAPA e Rainha do Leite; 22 horas - 7ª Ordenha ( XVII Festa do Leite); 23 horas - SHOW MUSICAL.

11 de agosto (Sábado) 6 horas - 8ª Ordenha (XVII Festa do Leite); 7 horas - 3ª Ordenha ( IV Torneio Leiteiro de Cabras); 9 horas - Prova do Laço de Caprinos e Ovinos; 14 horas - 9ª Ordenha – XVII Festa do Leite; 16 horas - Corrida de Bode; 16:30 horas - Inscrição do III Enduro Equestre( EXPOAPA); 18:30 horas - IV Vaquejada Parque José Patriotino Pires; 19 horas - 4ª Ordenha ( IV Torneio Leiteiro de Cabras); 20 horas - II Grande Leilão dos Produtores do Baixo Parnaíba; 23 horas - SHOW MUSICAL.

12 de agosto (Domingo) 15 horas - Largada Individual III Enduro Equestre ( EXPOAPA); 16 horas - Chegada Individual III Enduro Equestre ( EXPOAPA); 17 horas - Resultado e Entrega de prêmios – Projeto Beba Leite IV Versão ; XVII Festa do Leite de Bovinos; IV Torneio Leiteiro de Cabras, Corrida de Bode, Prova do Laço –Caprinos e Ovinos e III Enduro Equestre – EXPOAPA e Premiação da Princesa da EXPOAPA e Rainha do Leite; 18:30 horas - IV Vaquejada Parque José Patriotino Pires; 22 horas - Resultado IV Vaquejada e Entrega de Prêmios; 23 horas - SHOW MUSICAL.

 

Parnaiba/PI 21/07/12

Piauí quer certificar 90% do rebanho até domingo

A Agência  de Defesa Agropecuária do Piauí está convocando produtores bovinos de todo o Estado para fazer a certificação de vacina do rebanho contra a febre aftosa. O prazo se encerra domingo (16).

Segundo o diretor geral do órgão, José Antonio Filho, a certificação é uma etapa decisiva no processo. É através da certificação que o Ministério da Acricultura contabiliza o total do rebanho vacinado.

"Ano passado conseguimos certificar 97,7% do rebanho. Esse ano é necessário que certifiquemos ao menos 90%. É o índice que possibilita o Piauí ter o título de área livre da aftosa", explica o diretor.

Além disso, o Ministério da Agricultura sorteou 286 propriedades rurais no Estado para serem coletados sangue dos animais. Esse material segue para laboratório em Recife (PE). Até setembro o relatório das atividades será enviado para o ministério e o resultado sai em dezembro.

"Há 14 anos não temos mais casos da doença e vamos conseguir manter esse índice", afirmou.

 

Cidadeverde.com
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com

Finalizou o prazo para compra de vacina contra febre aftosa, no entanto, os criadores têm até o dia 15 de Julho/2012 para certificação da vacinação no escritório da Adapi.

Em breve, notícias sobre Expoapa 2012. Aguardem.

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em Luis Correia-PI

Claudiane Chefe do escritório da Adapi em Luis Correia
Claudiane Chefe do escritório da Adapi em Luis Correia

Dia 12 de Junho de 2012 foi realizada a abertura oficial da campanha de vacinação contra Febre Aftosa na localidade Salgado no município de Luis Correia.

Estiveram presentes na reunião realizada na proriedade do criador Sr Chaga Caburé, o coordenador da Adapi: Alberto Loiola, a chefe do escritótio da Adapi em Luis Correia: Claudiane, a secretária de agricultura do município: Aline Barbosa e demais criadores da região e localidade vizinhas.

O coordendor falou da importância da vacinação e da certificação para que o Piauí possa avançar e chegar a ser livre da febre aftosa.

Na ocasião, foi realizada vacinação assistida no curral da propriedade, onde o criador vacinou o rebanho acompanhado dos técnicos da Adapi e em seguida fez a certificação. Foram feitas certificações dos demais produtores que estiveram presentes na reunião.

Alberto Loiola coordenador da Adapi em Parnaíba
Alberto Loiola coordenador da Adapi em Parnaíba
Secretária de agricultura
Secretária de agricultura
Criador Chaga Caburé
Criador Chaga Caburé

O que é Aftosa?

A FEBRE AFTOSA é uma doença contagiosa e de fácil transmissão que atinge animais de casco partido (bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos). Não existe tratamento contra a afotsa e sim medida preventiva, com a imunização do rebanho. Por isso, temos que continuar vacinando e certificando, pois um único animal infectado pode comprometer a saúde de todo o rebanho e os animais de outros criadores da região. Leite e carne de animais infectados não podem ser consumidos e os animais acometidos da doença deverão ser sacrificados. Os produtos de origem vegetal de uma região infectada sofrem restrições sanitárias, não podendo ser comercializados, de modo a evitar ao máximo a transmissão da doença. Assim, o agronegócio e toda a economia do Estado ficam fortalecidos com a vacinação de todos os animais.

Quais são os sintomas da febre aftosa?

  • ·         Febre alta (focinho ressecado e rachado) que diminui após 2 a 3 dias;
  • ·         Presença de aftas (bolhas) que espocam e formam feridas na boca, língua, tetas e pele que circunda os cascos;
  • ·         Os animais emagrecem rapidamente, deixam de andar, comer e beber por causa das feridas;
  • ·         Diminui a produção de leite e as fêmeas prenhes abortam;
  • ·        

 

OBS: se observar animais com esses sintomas, comunique IMEDIATAMENTE ao escritório da adapi mais próximo.

Como vacinar?

  • ·         Compre a vacina com antecedência nas lojas veterinárias, guardando a nota fiscal. Com ela, você certificará a vacinação do seu rebanho;
  • ·         A vacina deve ser conservada a uma temperatura entre 2° e 8°, por isso deve ser transportada dentro de um isopor com 2/3 de gelo e ser lacrado com fita adesiva;
  • ·         Em casa, NUNCA guarde a vacina no congelador ou na porta da geladeira. O local ideal é na primeira prateleira;
  • ·         No curral, reúna todo seu gado, até mesmo os recém nascidos, num horário com temperatura mais amena e sem agitação. Isso garante o sucesso da vacinação;
  • ·         Esterilize a pistola ou aparelho de vacinação e as agulhas em água fervente por no mínimo 15 minutos;
  • ·         Agite o frasco de vacina antes de puxar com a seringa. Retire bolhas de ar dentro da ampola antes de aplicar. Quando não estiver utilizando a pistola e o frasco da vacina, coloque-os dentro do isopor com gelo. Isso garante a qualidade da vacina;
  • ·         A aplicação da vacina pode ser por via subcutânea (entre o couro e a carne), com agulha 15x15, ou intramuscular, com agulha 15x30. A dose é de 5 ml para todos os animais, inclusive bezerros; 
  • ·         A cada 10 animais troque a agulha por outra esterilizada com água fervente. A higiene no momento da aplicação é muito importante para diminuir o aparecimento de “caroços” na pele do animal, formados por contaminação no local da aplicação.

Parnaiba/PI 15/06/12

Postado por: Aline Barbosa

Write a comment

Comments: 7
  • #1

    Janaina Maranhão (Tuesday, 19 June 2012 21:22)

    Legal a iniciativa de informar a população sobre o que é febre aftosa. Parabéns pela iniciativa!!!

  • #2

    Josué Nunes (Tuesday, 19 June 2012 21:26)

    Muito importante a iniciativa da secretaria de agricultura em formar parcerias com a Adapi e atender o povo da região de Luis Correia.

  • #3

    Pedro Batoré (Tuesday, 19 June 2012 21:56)

    Com parcerias assim o povo certifica e o Piauí dá mais um passo mudando os rumos da pecuária nacional.

  • #4

    sex tel (Wednesday, 18 January 2017 22:48)

    najkwaśniej

  • #5

    Carnes Bovinas São Paulo (Monday, 18 December 2017 20:31)

    Compre com qualidade, açougue online delivery em São Paulo é na Prime Carnes. Entrega em domicílio. Carnes embaladas à vácuo com o melhor preço.

  • #6

    Delivery de Carnes em São Paulo (Tuesday, 02 January 2018 05:52)

    Compre com qualidade, açougue online delivery em São Paulo é na Prime Carnes. Entrega em domicílio. Carnes embaladas à vácuo com o melhor preço.

  • #7

    Açougue São Paulo (Saturday, 27 January 2018 03:18)

    Compre com qualidade, açougue online delivery em São Paulo é na Prime Carnes. Entrega em domicílio. Carnes embaladas à vácuo com o melhor preço.

Criado por O Diego Marques
SEJA NOSSO PARCEIRO
Criado por O Diego Marques
--SEJA, NOSSO PARCEIRO--
--SEJA, NOSSO PARCEIRO--
--SEJA, NOSSO PARCEIRO--
O BLOG DE NOTÍCIAS DA R F
O BLOG DE NOTÍCIAS DA R F
Tudo o que  rola na net
Tudo o que rola na net
FÊNIX EM SIMBIOSE COM A ARTE  II
FÊNIX EM SIMBIOSE COM A ARTE II
TUDO SOBRE A AGROPECUÁRIA LOCAL
TUDO SOBRE A AGROPECUÁRIA LOCAL
CULTURA E ARTE
CULTURA E ARTE